Para maiores informações contate diretamente:
For further information contact directly:

Lucia Casasanta
lcasasanta@lcgcgr.com.br
T +55 21 99724 8008

Acesse também: www.ibgc.org.br

Nome / Name *
Nome / Name

28 R. Gorceix
Rio de Janeiro, RJ, 22411-050
Brazil

+55 21 997248008

Governança Corporativa e Gestão de Riscos

  • Liderou projeto de assessoria na implantação de processos de governança na Zamprogna (atualmente parte do grupo Usiminas), empresa tradicionalmente familiar, na época recém-adquirida por fundo de investimentos (contratante). O projeto consistiu na elaboração do Regimento Interno do Conselho Fiscal, buscando aderência às melhores práticas de governança corporativa do mercado de capitais, bem como a estruturação da Gestão de Riscos da organização através da Análise Geral de Riscos de Negócios e elaboração de plano de auditoria interna multianual. O sucesso deste projeto foi ter tido objetividade na demonstração a alta administração dos benefícios para a estrutura de governança recém-implantada, do processo de auditoria interna baseado nos riscos mapeados e respectivos vínculos com políticas e procedimentos estabelecidos para mitigá-los, garantindo a aderência às melhores praticas e ganhando a confiança da Administração, em momento crítico de transformação da companhia.  
  • Conduziu pesquisa de benchmarking, além de liderar complexo projeto de mapeamento de riscos corporativos da Petropar (atual Evora), para 4 segmentos de negócios da holding, que envolveu, além do relacionamento com o CA, a integração de metodologias de estratégia e de riscos de negócios. 
  • Na RBS, liderou equipe que mapeou os processos de negócios de Grupo e avaliou o nível de exposição aos riscos identificados. Com base nesta avaliação, foi desenvolvido em conjunto com a alta administração do Grupo, metas a serem atingidas para a redução do grau de exposição aos riscos. O resultado do mapeamento e a proposição de metas de gestão de riscos foram objetos de grandes elogios, tanto por parte da diretoria executiva como do CA do Grupo, que aprovou a sua implantação imediata.